Requião e Pimentel abrem o pregão da Bolsa de Nova Iorque

O governador Roberto Requião e o presidente da Copel participam nesta segunda-feira da cerimônia "The Opening Bell", na Bolsa de Valores de Nova Iorque. O toque do sino é usado há décadas para marcar oficialmente a abertura dos pregões na casa. A cerimônia está marcada para às 9h15, mas Requião chega no prédio às 8h para um café da manhã com representantes da Bolsa e convidados.

Em seguida, o governador fará um breve discurso com tradução simultânea e entregará relógios e outros brindes da Copel para os participantes. Às 9h15, após o toque do sino, Requião e Pimentel farão uma visita ao pregão e às 10h atenderão a imprensa.

Requião almoça com analistas e investidores no prédio do Banco de Nova Iorque e faz uma palestra sobre a Companhia e alguns dados do Estado do Paraná. Logo após a palestra, o governador responderá à perguntas dos presentes.

À noite será oferecido um jantar ao governador e aos diretores da Copel pelo Banco Bilbao Viscaya. A Copel tem quase 17 mil acionistas minoritários, entre eles 300 instituições de grande porte sediadas nos Estados Unidos representando milhares de cidadãos norte-americanos, que concentram 15% do capital social da estatal.

História

O ritual conhecido como a cerimônia "The Opening Bell" foi consagrado como a maneira peculiar e original da Bolsa de Nova Iorque e do sistema financeiro norte-americano manifestarem reconhecimento a pessoas, empresas ou instituições, como chefes de Estado e executivos de grandes corporações. No primeiro pregão realizado depois do atentado de 11 de setembro de 2001, por exemplo, um policial e um bombeiro acionaram o sino, numa homenagem da Bolsa às duas corporações.

A Copel estreou na Bolsa de Nova Iorque em 30 julho de 1997. Nessa data, ela realizou uma operação de emissão de ADRs (recibos de depósitos bancários) de nível 3, que resultou na captação de US$ 580 milhões. Os papéis da Companhia são regularmente negociados nos pregões, movimentando diariamente cerca de US$ 2,3 milhões, em média. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo