O governador Roberto Requião e o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, encerram às 14h desta quinta-feira (20) o 18º Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica, no Estação Embratel Convention Center, em Curitiba. A Copel está sediando, desde o último domingo, o encontro, considerado o maior evento técnico do setor elétrico brasileiro.
Cerca 1,5 mil pessoas (técnicos, dirigentes de empresas e organismos reguladores do setor, pesquisadores, investidores e ainda fornecedores de máquinas, equipamentos e serviços para sistemas de geração e transporte de energia a longa distância) discutem temas de interesse para a atividade. Foram apresentados 519 trabalhos técnicos, selecionados entre quase 2 mil contribuições vindas de todo o Brasil e de outros países.
Nesta quinta-feira (20), último dia de atividades do Seminário, será realizado, das 8h30 às 12h30, o fórum Desafios do Setor Elétrico Brasileiro, que vai reunir personagens expressivas do setor elétrico representando a administração pública, o poder concedente e os investidores ? públicos e privados ? para avaliar e interpretar sob diferentes enfoques os grandes desafios futuros da atividade.
Durante o encerramento, a empresa Furnas Centrais Elétricas, subsidiária da Eletrobrás, será oficialmente encarregada de organizar a 19ª edição do Seminário, que vai ser realizada em 2007. A sexta-feira (21), está reservada para visitas técnicas dos participantes a instalações operacionais de geração e de transmissão de energia da Copel.