Os municípios brasileiros terão, a partir desta quarta-feira (18), um programa específico para auxiliar no incremento de suas exportações. O primeiro município a ser beneficiado é o de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, onde o governador Roberto Requião e o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, lançam o programa Exporta Cidade.
O programa prevê a instalação de núcleos de apoio aos exportadores em parceria com instituições locais, mapeamento da quantidade, qualidade e capacitação da produção local e inserção das empresas desses municípios em feiras e exposições nacionais e internacionais.
Desenvolvido pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério, o projeto vai atender inicialmente 10 municípios brasileiros distribuídos em cinco regiões do país. A principal iniciativa será o fortalecimento de parcerias entre os governo federal, estadual e municipal, setores privados e entidades de classe.
Núcleo
Campo Largo já formou o Núcleo de Exportação, que será oficialmente instituído na solenidade de lançamento do programa. O núcleo é formado por parceiros como MDIC/Secex, Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Faculdades Curitiba, Cexpar, Sebrae, BRDE, Caixa Econômica Federal, Associação Comercial e Industrial de Campo Largo, Correios, Tecpar, além da própria prefeitura.
Com o programa, Campo Largo espera ampliar o crescimento econômico e a geração de novos empregos no município. ?Esperamos trabalhar principalmente na capacitação de micro e pequenos empresários para que eles possam fazer parte da cultura exportadora?, afirma a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Clair de Souza.
Cerâmica
Conhecida como a capital nacional da louça e da cerâmica, os produtos fabricados no município vão para os Estados Unidos e para países do Mercosul, Europa e Ásia. Só a empresa de porcelana Schimdt, uma das maiores do país, exportou no ano passado cerca de US$ 1,4 milhão.
No seu conjunto, as exportações de Campo Largo chegaram a US$ 354 milhões em 2004, um crescimento de 12% em relação a 2003. Desse total, US$ 314 milhões foram resultado das vendas de motores para automóveis, US$ 20 milhões de ladrilhos de cerâmica e US$ 1,8 milhão de artigos para serviço de mesa e cozinha.
Entre os países que mais compraram de Campo Largo no ano passado estão Reino Unido (US$ 225 milhões), China (US$ 43 milhões), México (US$ 41 milhões), EUA (US$ 32 milhões). Já os produtos mais exportados pelo município estão colofonia e ácidos resínicos, motores de explosão (US$ 315 milhões) e blocos de cilindros de cabeçotes (US$ 6,2 milhões).
O critério de seleção das cidades escolhidas pelo governo federal em conjunto com os governos estaduais para a implantação do programa leva em conta os perfis sócio-econômicos, infra-estrutura, quantidade de empresas instaladas nos municípios e existência de Arranjos Produtivos Locais (APLS). Em junho, Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, será a próxima cidade contemplada pelo programa.