Curitiba (AE) – O governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), classificou hoje como "ridícula encenação" e "vergonha" a entrevista do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao programa "Roda Viva", da TV Cultura, na noite de ontem (07). "Não perguntaram nada sobre a política econômica, sobre os juros sobre o superávit primário, sobre o dinheiro que sai do Brasil, sobre a falta de recursos na infra-estrutura", criticou.
Segundo Requião, a entrevista transformou-se numa "brincadeira previamente acordada". "Os entrevistadores furtaram-se à missão jornalística de aprofundar as perguntas sobre a política nacional", ressaltou. "Ficaram discutindo quem roubou a bolsa da madame, quem ficou com o ‘mensalão’ e com o ‘mensalinho’. É uma antecipação de uma possível disputa entre o PT e o PSDB." Ele lamentou que a TV Educativa, administrada pelo governo do Paraná, tivesse retransmitido o programa.
A mesma impressão teve o deputado Alceu Collares (PDT-RS), que assistiu ao "Roda Viva" com Requião. "Foi uma montagem", classificou. "Quando o Lula diz que está satisfeito com a economia, que todos os setores do governo dele estão realizando transformações, tenho a impressão de que ele não saiu do estágio de êxtase, de uma pessoa que se considera um messias, uma espécie de situação psicológica autista. Ele não está vivendo no Brasil."
