O governador Roberto Requião participou, ontem, de reuniões com investidores da Bear Stearns Companies Inc., em Nova York. A instituição é considerada um dos maiores bancos captadores de investimentos para a América Latina. Um dos interlocutores do governador foi Stuart Ragar, analista de investimentos especializado em empresas do setor elétrico. Ragar é responsável, na Bear Stearns, por indicar empresas de energia a clientes interessados em comprar ações.
Requião procurou interessar empresários e analistas para investir na Copel e em outros setores da economia paranaense. Segundo Stuart Ragar afirmou após a reunião, a exposição do governador sobre a Copel e de como agiu para recuperá-la e transformá-la novamente em uma empresa saudável, deixou os empresários e analistas bastante satisfeitos.
De acordo com os analistas, Requião demonstrou ter ?visão de futuro? e que a Copel é um investimento seguro, não especulativo e garante remuneração vantajosa para os acionistas. Segundo eles, os esclarecimentos prestados pelo governador foram determinantes para modificar a imagem negativa criada por informações distorcidas sobre a renegociação de contratos feita pelo governo. Os investidores reconheceram que as medidas adotadas por Requião foram acertadas e decisivas para salvar seus investimentos. Conforme disse um dos presentes, ?a coragem do governador em enfrentar toda sorte de oposição e incompreensões foi admirável?.
O encontro desta sexta-feira foi o último compromisso do governador Requião e diretores da Copel nos Estados Unidos. A agenda do governador começou na segunda-feira, com um café da manhã com investidores, na Bolsa de Nova York. Na seqüência, o governador tocou o sino da Bolsa, abrindo o pregão. A homenagem à Copel foi pela comemoração do seu 50.º aniversário, pela recuperação da sua saúde financeira e pelos bons dividendos que está distribuindo aos investidores norte-americanos.
A agenda do governador em Nova York incluiu ainda reuniões com gerentes de fundos e analistas de investimentos de instituições como BBVA – Banco Bilbao Viscaya Argentaria -, Merrill Lynch, City Bank Securities, JP Morgan, Credit Suisse First Boston.
Integrantes da diretoria da Copel estiveram ainda em Boston, Montreal e Toronto para uma seqüência de reuniões com investidores e analistas de mercado, divulgando os bons números da empresa.