O governador Roberto Requião e a ministra das Minas e Energia, Dilma Rouseff, discutiram nesta quinta-feira em Brasília alguns detalhes sobre a construção no Paraná de uma usina de biodiesel. O projeto é um desdobramento do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel que entra em linha comercial neste ano, com o óleo vegetal sendo extraído e processado já em algumas regiões do país.

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O encontro de Requião com Dilma Rousseff foi acertado quarta-feira à noite pelo próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante encontro que manteve com o governador, no Palácio do Planalto. Empolgado com o projeto do biodiesel, Lula discutiu com Requião os benefícios econômicos e sociais que o governo federal espera obter com a implantação gradativa do programa em todo o País.

O projeto consiste na obtenção do combustível renovável a partir de oleaginosas como mamona, soja, centeio, girassol e dendê. O óleo vegetal é extraído dessas plantas por esmagamento e, em seguida, posto a reagir quimicamente com álcool, metanol e etanol, na presença de um catalisador.

Em dezembro passado, o presidente Lula lançou o marco regulatório do programa autorizando o uso comercial do biodiesel do Brasil, com a mistura de 2% do produto ao diesel de petróleo já este ano. Na primeira etapa, a mistura do novo combustível é facultativa, tornando-se obrigatória a partir de 2007. Em 2012, a mistura de biodiesel ao diesel de petróleo será de 5%, segundo a legislação.

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Vantagens

Além da diversificação da matriz energética, com a inclusão de um combustível renovável ao combustível fóssil, não-renovável, o governo prevê uma forte inserção social com o programa do biodiesel, que compreende incentivos fiscais na produção de oleaginosas (como a redução gradativa de PIS/Cofins) para estimular a agricultura familiar.

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Segundo o Ministério das Minas e Energia, a diminuição da importação de diesel de petróleo, com sua substituição em parte pelo biodiesel, representará uma economia de US$ 160 milhões anuais ao País, quando a mistura do produto passar a obrigatória. Atualmente, 10% do diesel consumido no Brasil são importados.