O governador Roberto Requião defendeu nesta quarta-feira (15) que o Porto de Paranaguá continue um porto público para que não seja açambarcado por alguns poucos especuladores, em detrimento do interesse nacional e dos interesses dos nossos empresários e produtores.
?É essencial, como acontece na quase totalidade dos países do mundo, dos Estados Unidos ao Japão, que o Porto de Paranaguá continue público?, completou.
Requião apresentou aos deputados dados que mostram a eficiência do porto paranaense. Em 2005, segundo o governador, o complexo soja bateu novo recorde de exportação, 12,3 milhões de toneladas, perto de um milhão de tonelada a mais que no ano anterior. A exportação de açúcar, congelados, couros e algodão teve um acréscimo médio de 50%.
A exportação de veículos teve um aumento de 103% em relação a 2004. ?Os preços competitivos oferecidos pelo nosso porto tiraram a exportação de veículos do porto de Santos?, destacou.
A receita cambial do Porto de Paranaguá pelo terceiro ano consecutivo, apontou o governador, bateu recorde e atingiu US$ 9,15 bilhões em 2005. ?O nosso porto está investindo hoje mais de R$ 150 milhões em obras, com a construção de um novo silo para granéis sólidos, terminal de fertilizantes, terminais para álcool industrial, a primeira fase do cais Oeste e a remodelação do pátio de triagem?.
Para este ano, Requião informou que o orçamento do Porto de Paranaguá será de R$ 219,4 milhões. ?Uma das maiores vitórias do nosso governo foi a recuperação e a moralização do Porto de Paranaguá. De um porto deficitário, sem caixa, sem obras, entregue à ganância de alguns poucos especuladores, temos agora um porto que dá lucros, que bate recordes seguidos?.