Integrantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf-Sul/CUT) participaram nesta segunda-feira de um encontro com o governador Roberto Requião a quem entregaram uma pauta de reivindicações para a construção de habitações rurais, produção de sementes não-transgênicas e assessoramento técnico agrícola.
"A Fetraf joga junto com a gente", afirmou o governador. "Os pedidos da federação vêm ao encontro das propostas do Estado como a habitação rural, parcerias técnicas para melhorar o nível da agricultura familiar e o combate aos transgênicos".
Requião acrescentou que o governo do Estado, através da Cohapar, já está com 1.146 unidades de habitações rurais sendo construídas em 59 municípios paranaenses. "Temos muito interesse na construção de moradias rurais. Por isso, vamos fazer um convênio com a Fetraj para ampliar o programa".
Área livre
O coordenador da Fetraf, Altemir Torteli, destacou a importância de o Paraná em se tornar área livre de transgênicos. "Achamos que esta é uma luta importantíssima para os agricultores. Temos a clareza que estamos corretos pois existe uma enorme perspectiva de mercado internacional para a soja convencional, principalmente na Europa", afirmou.
"Vamos ser parceiros também nesta briga contra a semente transgênica e defender esta luta como fator de soberania nacional, como propriedade da humanidade e evitar que tudo isto seja apropriado por via de patente e que o agricultor não tenha que pagar para plantar no seu quintal" finalizou o governador.