O governador Roberto Requião criticou nesta terça-feira (14) o Governo Federal em conceder um prazo de quatro anos para identificação de carregamentos contendo produtos transgênicos ou com organismos geneticamente modificados. Na abertura da reunião semanal da Escola de Governo, Requião disse que ?nesses próximos quatro anos vamos comer o que não sabemos, importar e exportar aquilo que não temos conhecimento do conteúdo. Eu nunca vi tanta firmeza assim em um governo. É duro, é triste, mas tem sido assim no Brasil?.

continua após a publicidade

Requião lembrou que o Paraná abriu o MOP 3 (3ª Encontro das Partes do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança ) com um discurso firme em defesa da identificação dos produtos geneticamente modificados. ?Até ontem nosso bravo Governo Federal estava propondo que se colocasse como identificação ?pode conter? produtos geneticamente modificados. Logo depois, seria possível acontecer no Brasil vender carnes enlatadas nos supermercados com a inscrição ?pode conter carne estragada?. Da mesma forma, os partidos políticos poderiam escrever ?pode conter corrupção ou mensalão??, ironizou.

O governador disse ainda a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, se retirou da abertura da MOP 3 decidida a modificar a posição do governo brasileiro, ?que era uma posição a favor das multinacionais e contra a garantia dos consumidores?.

De acordo com a mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, divulgada na tarde de segunda-feira (13), ficou estabelecida uma fase de transição de quatro anos para que se implemente o sistema de preservação da identidade na produção de transgênicos destinados a movimentos transfronteiros. Nesse período, será usada a expressão ?pode conter?, seguida da lista de todos os eventos de transformação genética aprovados no país exportador.

continua após a publicidade

Fórum

Na tarde desta terça-feira (14), às 14 horas, o governador Roberto Requião participa da abertura do Fórum Global da Sociedade Civil, evento paralelo que ocorre durante a 3ª. Reunião das Partes (MOP3) e da 8ª. Conferência das Partes (COP8). O Fórum reúne diversas entidades, organizações não governamentais e movimentos sociais.

continua após a publicidade