Ao participar da abertura da Conferência Latino-Americana de Software Livre, a Latinoware Mercosul, em Curitiba, o governador Roberto Requião disse que o ?software livre é um grito de liberdade das nações contra a visão estreita daqueles que querem nos transformar num mercado subordinado aos seus interesses?.
Em defesa dos interesses nacionais, Requião comparou que enquanto o mercado visa somente o lucro, a Nação tem história, território e civilização. ?Na Nação não somos somente consumidores, somos cidadãos?, destacou o governador, que citou como exemplo a Previdência Social, que sob o aspecto de Nação é um pacto entre o governo e a cidadania, ?enquanto sob a ótica do mercado a Previdência é apenas um cálculo atuarial?.
Promovida pelo Governo do Estado, através da Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e Secretaria de Assuntos Estratégicos, a Latinoware Mercosul reúne em Curitiba cerca de 1300 usuários e desenvolvedores de vários países. Quase todos os estados brasileiros estão representados na Conferência. Do Paraná, são mais de uma centena de municípios participantes.