O Governador Roberto Requião assinou nesta terça-feira (5) autorização para o início das obras dos hospitais Infantil de Campo Largo e Regional do Litoral, que fazem parte da lista dos 13 hospitais considerados estratégicos, atualmente em reforma ou construção em todo o Paraná.
O Hospital Infantil de Campo Largo terá um investimento de cerca de R$ 12 milhões. São quase 10 mil metros quadrados de área para garantir o atendimento à região. Serão 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outros 120 para internação. ?Esse hospital é uma obra maravilhosa?, destacou Requião. Além do governador, assinaram o documento o diretor geral da Secretaria de Saúde, Carlos Manuel dos Santos, o secretário de Obras em exercício, Nilson Pohl, o prefeito do município, Edson Basso e representantes das empresas que vão construir a instituição.
A segunda assinatura foi para o início das obras do Hospital Regional do Litoral, situado em Paranaguá. O valor também gira em torno de R$ 12 milhões, com espaço de quase 10 mil metros quadrados destinado à construção. O projeto prevê a implantação de mais de 100 leitos de internamento, 10 leitos de UTI Neo-natal e também leitos de cuidado intermediário.
Requião lembrou, ao assinar a autorização, que a Santa Casa de Paranaguá foi a leilão e que o Estado a comprou. Hoje está sob diversas reformas, mas com o Pronto Socorro já funcionando, e em processo de contratação de funcionários. ?Jamais Paranaguá, que é o berço do Paraná, recebeu tanto apoio e investimentos do Governo do Estado?, destacou o governador. Em ambas as obras, o prazo estipulado para o término das obras é de 300 dias.
Após a assinatura dos termos, o deputado estadual Jocelito Canto lembrou das obras do Hospital Regional de Ponta Grossa, que depende apenas da licitação por parte da Prefeitura, e também fez uma rápida avaliação dos investimentos da saúde na região dos Campos Gerais. ?Em oito anos do governo anterior não instalaram nenhum leito de UTI na região. Somente neste governo já dobraram os leitos de UTI em Ponta Grossa?, enfatizou.
Jocelito também destacou os novos leitos que serão abertos em Castro, próximo a Ponta Grossa, e os novos leitos no Hospital Vicentino e outros 10 no Hospital da Criança. O deputado também ressaltou o apoio financeiro ao Hospital do Câncer. Segundo ele, as pessoas não precisam mais se deslocar para ter atendimento em Curitiba, graças ao apoio financeiro do Estado.