O governador Roberto Requião ressaltou o compromisso do governo com a agricultura familiar nesta sexta-feira (09) durante abertura da 36 ª Exposição Agropecuária de Paranavaí (ExpoParanavaí) e anunciou a criação de um programa que facilita a compra de equipamentos e tratores pelo pequeno agricultor. ?Os próximos quatro anos serão do pequeno agricultor, da diversificação de culturas e da soberania das sementes. Por isso estamos criando um programa para compra de tratores ou equipamentos como trituradores de forma solidária por um grupo de produtores. O programa se chamará ?Trator Solidário? porque foi assim que o conheci na Índia?, afirmou.

continua após a publicidade

O ?Trator Solidário? complementa programas como o Irrigação Noturna ? que viabiliza o uso de energia elétrica com tarifa de 6 centavos por kilowatt. ?Será um programa para que 4 ou 5 agricultores dimensionem sua necessidade e comprem tratores ou qualquer equipamento solidariamente?, explicou.

Requião alertou contra os riscos da monocultura e pediu cautela no plantio de culturas feito apenas com intenção de aproveitar a valorização no mercado internacional. ?Vejo com temor grupos brasileiros comprando terras para os americanos. Amanhã seremos os maiores produtores de cana, mas o álcool não será nosso. Temos que escapar das armadilhas da globalização. Plantar cana pode ser bom, mas com moderação e por brasileiros?, completou.

O governador também visitou o município de Boa Esperança e discutiu com a prefeita Maria Ângela Benatti a criação de um curso para os trabalhadores da sericicultura (produção do bicho-da-seda). ?Vamos desenvolver um curso com o Senac e o Sebrae para a qualificação dos trabalhadores que lidam com o bicho-da-seda. A idéia é criar um curso rápido, com duração inferior a dois anos?, detalhou o governador.

Requião também firmou um acordo com a prefeita que prevê permuta na qual o Estado doa um terreno para industrialização e a prefeitura viabiliza com a indústria nova sede para a companhia local da Polícia Militar.

continua após a publicidade

A abertura da exposição agropecuária de Paranavaí teve a presença do vice-governador Orlando Pessuti e dos secretários da Casa Civil, Rafael Iatauro; do Planejamento, Ênio Verri; e da Agricultura, Valter Bianchini.