O governador Roberto Requião anunciou o fim do pedágio cobrado na ponte de Guaíra, no Oeste do Paraná. A ponte faz a ligação com o município de Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul. ?O contrato da concessionária que explora o pedágio expira no dia 14 de junho e não será renovado?, avisou.
Segundo o governador, a construção da ponte foi iniciada durante seu primeiro mandato, entre 1991 e 1994, com custo previsto de R$ 13 milhões. O governo seguinte, que continuou a obra, fez uma revisão de custos, subindo o valor para R$ 33 milhões e implantou o pedágio.
A ponte é importante para a logística do Porto de Paranaguá porque viabiliza o transporte de grãos transportados da Argentina, Paraguai e Mato Grosso do Sul. Tem 3.598 metros de extensão, é a maior ponte fluvial do país e é considerada estratégica para a integração do Paraná com os países do Mercosul.
A construção promoveu a integração das fronteiras agrícolas das regiões Norte e Centro Oeste com a região Sul do país, que representam uma importante conexão rodoviária em termos de logística e intermodalidade.
Solução
Com a ponte, foi possível a eliminação de um ponto crítico de estrangulamento, pois a travessia era feita por balsas, um sistema lento, precário, de alto risco e que onerava sobremaneira o custo de transporte. Entre outros benefícios, foi possível reduzir em 50% estes custos.
Novas fronteiras se implantaram a partir da ponte. A produção agrícola do oeste e sudoeste do Paraná, que vem crescendo vigorosamente e contribuindo com 25% da produção nacional de grãos, exigiu do Estado um sistema de escoamento eficiente e econômico para atender uma demanda regional que cresce a cada ano.
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