O governador Roberto Requião anunciou, durante a solenidade de troca de comando do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar na manhã desta segunda-feira (13), a compra seis jet skis e seis quadriciclos para serem usados no carnaval nas praias. O coronel Amir Porcides Junior assumiu a função, com a ida do coronel Mário Yoshio Wako para a reserva, após 35 anos de serviços prestados e cumprimento do tempo máximo de permanência na Polícia Militar. ?O Corpo de Bombeiros está recebendo equipamentos e o coronel Porcides é coronel operacional. A gente espera muito dele, principalmente nas operações. É um homem que vai à luta?, disse Requião.
O coronel Porcides assumiu a função afirmando que a pretensão é aumentar a instrução dos integrantes da corporação, bem como a prevenção, dando continuidade ao trabalho que já vinha sendo desenvolvido. ?Isto é para que possamos passar ainda mais credibilidade à comunidade paranaense?, afirmou. ?O homem bem preparado dá uma maior confiabilidade à nossa comunidade e a instrução vai ser um dos alicerces do nosso comando?, completou.
Além do governador, estiveram presentes o secretário-chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual da Defesa Civil do Paraná e do Projeto Bombeiro Comunitário, tenente-coronel Anselmo José de Oliveira, o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, e o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Nemésio Xavier de França Filho, além de outras autoridades civis e militares.
O novo comandante do Corpo de Bombeiros afirmou que o Siate (Sistema Integrado de Atendimento a Traumas em Emergências), um dos serviços mais conhecidos prestados pela corporação, também está sendo expandido conforme o plano de governo em municípios com mais de 50 mil habitantes, e deve ser implantado em 19 cidades. Outro projeto que deverá ser ampliado é o Bombeiro Comunitário. ?Já temos quatro protótipos, nas cidades de Pitanga, Prudentópolis, Campina Grande do Sul e Lapa, com a supervisão do Corpo de Bombeiros. O número de cidades deverá somar 51, de acordo com o plano de expansão do governo do Estado?, disse o coronel Porcides. Além do investimento nestes dois serviços, ele ressaltou a importância da capacitação, treinamento e aperfeiçoamento dos bombeiros.
Reserva
O coronel Mário Yoshio Wako ficou 35 anos na Polícia Militar e agora entra para a reserva remunerada. Na solenidade em que entregou a função que ocupou durante um ano e onze meses, Wako foi elogiado pelo comandante-geral da PM por ser ?um profissional dedicado e leal?. Na nota de elogio lida durante a solenidade, o coronel Xavier diz que o coronel Wako ?demonstrou sempre elevado espírito de sacrifício, abnegação, elevado senso de dever e incontestável qualificação profissional?. Wako lembrou que foram vários os projetos colocados em prática, como melhoria nos aquartelamentos, construção do novo centro de treinamento aquático, em Guaratuba, cujas obras estão tendo início neste mês de fevereiro, construção do posto de CB do Cabral, São José dos Pinhais, aquisição de viaturas operacionais e administrativas e equipamentos.
Novo layout
Ao fim da solenidade, foram mostradas as viaturas do Corpo de Bombeiros já com o novo layout. Os novos veículos que forem adquiridos serão vermelhos e terão uma faixa amarela na lateral. Conforme o tenente-coronel Jorge Luiz Thais Martins, do setor de logística do Corpo de Bombeiros, foi feito estudo para implantar nas viaturas operacionais e do setor administrativo, a cor amarela que ele explicou que é a cor internacional padronizada quando se trata de salvamento. A inspiração principal veio dos veículos do Corpo de Bombeiros da Alemanha. ?Fizemos um trabalho de pesquisa junto a corpos de bombeiros, principalmente internacionais, que já usam as faixas amarelas e a partir de agora as novas viaturas adquiridas já vão estar com novo visual?, disse ele.