O governador Roberto Requião anunciou, no último domingo (31), durante o 5o Rodeio Crioulo, em Ipiranga ? região de Ponta Grossa – a construção de um hospital para assistência a saúde da mulher, em que serão investidos cerca de R$ 250 mil.

continua após a publicidade

?Estamos trazendo infra-estrutura para possibilitar o acompanhamento a gravidez de risco. Pediatras, ginecologistas e obstetras serão contratados para acabar de uma vez por todas com a mortalidade das mães e das crianças?, disse Requião.

Segundo o governador, um levantamento apontou alto índice de mortalidade infantil e de gestantes na região, que será contornado com apoio da Pastoral da Criança.

De acordo com o prefeito de Ipiranga, Luis Blum, a estrutura possibilitará o fortalecimento do trabalho de prevenção, pré-natal e puericultura para reduzir os índices de mortalidade. ?Apenas com investimentos municipais não supriríamos as necessidades da região. O município está entrando com a área e trabalhará em parceria com o Governo do Estado na manutenção do hospital?, detalhou o prefeito.

continua após a publicidade

A secretária municipal da Saúde de Ipiranga, Sônia Mara do Amaral Mancini, disse que apenas no ano de 2005 foram constatados onze óbitos de mulheres durante o parto. ?Muitas delas não tiveram apoio durante a gestação e outras, iniciaram o pré -natal em localidades vizinhas e vieram para Ipiranga posteriormente apenas para o parto. Com o novo hospital, teremos condições de realizar o planejamento familiar e também orientar as mulheres da região sobre os métodos contraceptivos?, reforçou Sônia, explicando que a maior parte das gestantes do município tem em média 15 anos.

A dona-de-casa Jandira Bueno ficou satisfeita com a notícia. ?Minha filha, que está grávida de seis meses, tinha que percorrer 40 quilômetros da chácara onde moramos para fazer exames, em Ponta Grossa. Esse hospital ajudará muitas pessoas?, comemorou Jandira.

continua após a publicidade