Durante a reunião da Operação Mãos Limpas, da manhã desta segunda-feira (07), o governador Roberto Requião e o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, esclareceram aos prefeitos o trabalho de limpeza nas polícias. ?Este trabalho de prender policiais não agrada ao governo, mas é necessário?, enfatizou o governador. Requião também afirmou que o combate ao jogo ilegal vai continuar no Paraná.
?As máquinas caça-níqueis foram introduzidas no Brasil pela máfia espanhola e italiana e nós conseguimos acabar com isto no Paraná. O que este governo pretende com o combate a estas máquinas é que o povo não seja vítima do crime organizado?, disse. A justificativa do governo para este combate é que, tanto os bingos quanto os caça-níqueis, funcionam para facilitar a lavagem de dinheiro do crime organizado.
Delazari explicou que investigava o caso do envolvimento de policiais com os caça-níqueis em Foz do Iguaçu desde outubro de 2004, após receber reclamações sobre a jogatina na cidade de fronteira. ?Percebemos o envolvimento de 40 policiais, em um esquema de cooperativa. Os policiais estabeleciam em quais locais as máquinas caça-níquel poderiam funcionar, de acordo com o ?mensalinho? que recebiam dos comerciantes?, explicou.
Segundo ele, os policiais deixavam de investigar os inquéritos ou direcionavam a investigação de forma que não atingisse as pessoas que pagavam o ?mensalinho?. ?O pessoal pensa que com o passar do tempo nós vamos mudar o foco, mas a proposta de limpeza nas polícias continua?, complementou.