Requião abre terceira edição do festival de Humor Gráfico das Cataratas

O governador Roberto Requião e o secretário de Turismo, Celso Caron, abriram nesta quinta-feira (08), a terceira edição do Festival Internacional do Humor Gráfico das Cataratas em Foz do Iguaçu. O evento segue até domingo (11) na Praça das Nações e no Colégio Estadual Bartolomeu Mitre, em Foz do Iguaçu. ?É um evento fantástico e espetacular devido à inteligência dos cartunistas do mundo inteiro?, disse Requião após descerrar a fita inaugural.

De acordo com o governador, a terceira edição recuperou a vitalidade do Festhumor. ?O primeiro foi fantástico, o segundo caiu um pouco, mas o terceiro está maravilhoso?, disse. Em relação o local da exposição, no centro de Foz do Iguaçu, Requião disse que o evento finalmente chegou à Foz do Iguaçu. ?Se integrou à cidade. É muito bom?, observou ao agradecer os organizadores a escolha de um colégio estadual como sede do evento.

Requião comentou ainda que os cartuns expostos, que tem nessa edição o tema ?Planeta Criança?, abordam também questões ligadas ao meio ambiente. De acordo com ele, a natureza vem dando seguidos recados no mundo inteiro como tufões e vendavais.

Após a abertura da exposição, o governador – acompanhado do prefeito Paulo Mac Donald Ghisi e do deputado estadual Dobrandino da Silva – percorreu a estrutura da ?Usina do Riso? e conferiu um a um os 300 cartuns selecionados para a final deste ano.

Este ano, pela primeira vez o Festhumor está sendo realizado fora dos salões do cinco estrelas do Hotel Bourbon Cataratas & Resort. A novidade agradou, principalmente aos estudantes do Bartolomeu Mitre, primeiro colégio na história de Foz do Iguaçu.

?Nossa está bastante bonito aqui. Não imaginava que fosse assim?, disse a estudante Natália de Brito Martins, 6 anos, ao conferir as obras expostas. Ela revelou que gostou principalmente da diversidade de idéias, sempre tendo como tema a criança.

Nas duas primeiras os temas destacavam os planetas água e o turismo, respectivamente. Com os cartuns, a estudante afirmou ter uma idéia bem próxima de como são as coisas em todo o mundo. Aproximadamente cinco mil desenhos de artistas de 92 países de todos os continentes foram enviados para o festival este ano. ?Sem contar que a qualidade dos desenhos está muito boa?, concluiu Natália.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo