Liderando a missão comercial e empresarial à Venezuela com 56 empresas paranaenses e 20 empresas de Estados como Amazonas, Roraima, Santa Catarina e Minas Gerais, o governador Roberto Requião lança nesta quarta-feira (16) a I Macro Rodada de Negócios Venezuela-Paraná, oportunidade que promete aumentar ainda mais as exportações paranaenses para a Venezuela, que saltaram de US$ 28 milhões em 2003 para US$ 121 milhões em 2004, alta de 423%.
Durante o primeiro dia da missão nesta terça-feira (15), a comitiva governamental foi recebida pelo ministro da Integração e Comércio Exterior da Venezuela, Gustavo Marques. ?A Venezuela tem entusiasmo em fortalecer negócios e promover novas oportunidades com o Paraná?, afirmou o ministro.
Para o governador Roberto Requião, este é apenas mais um passo para concreta integração entre os países do Mercosul. ?O Paraná, ao apresentar diversas cooperações técnicas com a Venezuela, está preparando o terreno para uma sólida inclusão deste país ao bloco dos países do Mercosul?, definiu. ?Na área econômica, mesmo com o petróleo venezuelano, o Paraná já possui metade do PIB da Venezuela e estamos dispostos a ofertar políticas públicas e assim também garantir o conseqüente aumento de negócios para os pequenos e médios empresários paranaenses?, completou Requião.
Ainda no primeiro dia de visita, o governador foi condecorado como ?visitante ilustre da Venezuela?, título oferecido pelo prefeito de Caracas, Freddy Rosales.