Os prefeitos da região Centro Oeste do Paraná entregaram ao governador Roberto Requião um abaixo-assinado contra o projeto de autoria do deputado federal Ricardo Barros (PP), que propõe a federalização dos portos de Paranaguá e Antonina, primeiro passo para a privatização do sistema portuário do Paraná. O documento foi repassado pelo deputado estadual Artagão de Mattos Leão Júnior, responsável pela organização do Encontro de Prefeitos do Centro-Oeste, realizado nos dias 19 e 20, no Hotel San Martin, em Curitiba.
O encontro foi aberto pelo governador Roberto Requião, que fez duras críticas ao sistema financeiro e à atuação nefasta dos banqueiros, ?as quais vocês, administradores municipais, precisam conhecer para melhor administrarem seus municípios?, disse o governador aos prefeitos. Requião também alertou que, quando se ouve dizer que o mercado está sendo pressionado pelo dólar, ou pela alta do petróleo, é preciso questionar. ?A pressão maior é dos banqueiros, que buscam lucros cada vez maiores?, afirmou.
?Existe uma nova relação entre o Governo, as prefeituras e a Assembléia Legislativa. Não é mais uma relação de ?toma lá dá cá?, mas sim de ter como foco principal o interesse da população?, disse o deputado Artagão Junior. Segundo ele, um dos objetivos do encontro é estreitar as relações com o Governo. ?Estamos realizando um trabalho diferenciado porque entendemos que o nosso período à frente do município ou do Estado passam, mas as relações pessoais e de amizades permanecem?, disse Artagão Junior.
Segundo ele, o governador tem conhecimento que a região Centro Oeste é a mais carente do Estado e, por conta disso, dá um atendimento diferenciado aos municípios. ?A presença de Requião em nosso encontro reforça o compromisso de levar novas obras para a região, onde já foi investindo alto na recuperação da malha rodoviária, na área da educação e nos repasses aos hospitais regionais. Sem contar os programas sociais, como o Luz Fraterna, o Leite das Crianças e a Tarifa Social?, lembrou. O deputado citou ainda o regime fiscal do atual governo, que isentou as microempresas do pagamento do ICMS, como importante auxílio à economia da região. ?As microempresas são a grande maioria no Centro Oeste?, destacou.
O encontro ?Ação e Resultados? conta com a presença de prefeitos, primeiras-damas e vice-prefeitos de Cambira, Campo do Tenente, Candói, Foz do Jordão, Grandes Rios, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Lidianópolis, Nova Itacolomi, Palmital, Prudentópolis, Rio Bonito do Iguaçu, São Pedro do Ivaí, Santa Maria do Oeste, Teixeira Soares, Turvo, Virmond, Rebouças e Mallet.
Durante dois dias, serão realizadas as palestras ?O valor da amizade na política?, com o deputado Artagão Junior; ?O valor da família?, com Cleri Becher de Mattos Leão; ?Obras e ações do Governo?, com o vice-governador e secretário da Agricultura e do Abastecimento, Orlando Pessuti; ?Os dez problemas que desaprovam as prestações de contas?, com Jussara Gusso, do Tribunal de Contas do Estado; ?Composição das receitas municipais e a Lei de Responsabilidade Fiscal na prática?, com Flores Pilarski.