Originária da Índia, a banana é uma das frutas há mais tempo consumidas pelo homem. Também é a mais popular de todas, sendo consumida no mundo inteiro. Rica em açúcares e vitamina C, foi chamada "o alimento dos sábios". Suas virtudes nutritivas e terapêuticas são inúmeras. Chegou ao Ocidente trazida por comerciantes árabes, que a transportavam como um valioso alimento para ser consumido durante as viagens de suas caravanas, logo depois começaram a plantá-las nas costas do Atlântico. Seu cultivo, porém, teve início em sua própria terra de origem: as úmidas selvas da Índia e a península da Indochina.
Foram os árabes que lhe deram o nome pelo qual é conhecida em quase todos os idiomas: ?banan? significa "dedo" em árabe. Foram também os árabes, como agricultores, na época em que ocupavam as Ilhas Canárias, que iniciaram as grandes plantações que fornecem a fruta para grande parte da Europa. Entretanto, esta planta bastante útil só conquistou o planeta quando o missionário Tomás de Berlanga, no início do século XVI, decidiu levar alguns rizomas das Canárias para o Novo Mundo. A partir de então, extensos bananais começaram a avançar sobre as selvas do Caribe e das regiões tropicais da América, dando origem a enormes fortunas e criando acirradas disputas entre os comerciantes dessas "repúblicas das Bananas".
A banana pode ser consumida ao natural, como sobremesa, ou ser usada nos mais variados tipos de prato: saladas de frutas, bolos, tortas, vitaminas, sorvetes, mingaus, recheios de aves e carnes, farofas, musses e sanduíches. É um componente obrigatório no mais famoso prato paranaense, o Barreado, a carne cozida por horas e horas e servida com farinha de mandioca e uma banana inteira. Já no litoral capixaba é servida com peixe, em prato muito famoso por lá: Peixe azul-marinho. Refogado com banana da terra ou banana nanica verde o prato ganhou esse nome porque o cozimento, de preferência em uma panela de barro, ajuda a liberar uma substância da banana que deixa o prato com uma tonalidade ligeiramente azulada.
Mas, de uma forma geral, a banana não está entre as frutas mais utilizadas em pratos salgados. Especialmente fora da América, onde ainda é fruta rara e cara. Entre nós, felizmente, já há boas combinações que nascem da criatividade de nossos chefs e cozinheiros. Como o Linguado com Purê de Mandioquinha e Banana da Terra, que a chef Liliane Oliveira incluiu no cardápio do recém-inaugurado Eon Dining Club e que tem feito o maior sucesso nos dias lotados em que vive a casa. A banana da terra é utilizada tanto no purê de mandioquinha (ou batata-salsa, para os paranaenses) quanto no acabamento do prato, dourada em rodelas. Juçara Cofiño, culinarista de Campinas e colaboradora da coluna, propõe agora um Arroz da Terra, bem do interior, no qual a banana é primeiro frita e depois cozida junto com o arroz e outros ingredientes.
Do Centro Europeu vem uma receita um pouco mais ortodoxa. Patrícia Köppe, aluna do curso de Chef de Cuisine do Centro Europeu, propõe um Pão de bananas com especiarias, que combina a fruta com castanhas-do-Paraná e pode ser servido no lanche ou café da manhã.
Nas sobremesas, então, a banana reina. Como nessas Cestinhas de chocolate com banana e creme. Ou Bananas douradas com calda de chocolate e pimenta, irresistível. Mais uma? Pudim de banana, com aquela consistência de coisa de nossas avós. Também podem ser fritas, à milanesa, como nessa Fritada de maçã e bananinhas, que também servem muito bem para um lanche de fim de tarde.
Mas banana ainda é muito mais, como licor e aguardente. Ambos são produzidos pela Cia da Banana, localizada em Iguape, litoral sul de São Paulo. O licor de banana é feito da própria fruta ? banana nanica (nativa da região) com adição de álcool puro de cereais, garantindo uma maceração natural que dispensa uso de conservante e aromatizante. Oferecido em garrafas de 750 ml para Estados Unidos e Brasil e 700 ml para Europa com 22% de graduação alcoólica. A aguardente versão ouro é produzida artesanalmente através da fermentação e destilação da banana. E a sugestão de bebida vem de lá, um Coquetel de banana, muito adequado para esses dias quentes de agora. Difícil resistir.
Ponha, portanto, a banana em sua cozinha. Escolha a melhor dica e aproveite.
Bom apetite!
Linguado com Purê de Mandioquinha e Banana da Terra
Por Liliane Oliveira, chef do Eon Dining Club
250g de filé de linguado (ou côngrio)
100g de amêndoas
50g de açúcar
1 banana da terra madura
150g de mandioquinha
Manteiga
2 colheres (sopa) de creme leite
sal, pimenta
Caramelize as amêndoas e reserve.
Cozinhe as batatas, escorra a água e triture com metade da banana, sal, manteiga a gosto e o creme de leite.
Volte a panela ao fogo baixo por mais 5min.
Acerte o sal e a pimenta.
Corte em rodelas a outra metade da banana e doure na manteiga.
Por último, grelhe o linguado com azeite, sal e pimentas de sua preferência.
Rendimento: 1 porção.
Pão de bananas com especiarias
Por Patrícia Köppe, aluna do curso de Chef de Cuisine do Centro Europeu.
Ingredientes:
125g de farinha de trigo
125g de farinha de trigo integral
2 colheres de sopa rasas de açúcar mascavo
2 colheres de chá rasas de bicarbonato de sódio
1 colher de chá rasa de canela em pó
Noz-moscada em pó a gosto
60g de manteiga
2 bananas nanicas maduras e amassadas
1 ovo ligeiramente batido
1 colher de chá de extrato de baunilha
½ xícara de castanhas-do-pará (picado)
Forre com papel manteiga uma forma de bolo inglês 25×13 cm.
Peneire em uma tigela as farinhas, o açúcar, o bicarbonato de sódio, a canela e a noz-moscada. Coloque também na tigela o farelo que ficou na peneira.
Derreta a manteiga numa panela, retire do fogo e junte o iogurte, as bananas, as castanhas-do-pará, o ovo e a baunilha. Misture e junte à farinha, mexendo bem até obter um creme homogêneo.
Coloque na forma e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos. Deixe esfriar por 10 minutos antes de tirar da forma.
Coquetel de Banana
Receita de Kassai Café & Café com Arte
Ingredientes:
1 expresso curto
30 ml de aguardente de banana (Cia da Banana)
2 bolas de sorvete de creme
100 ml de leite
20 ml de leite condensado
3 cubos de gelo
Calda de caramelo
7 ml de licor de banana.
Modo de Preparo:
Bater na coqueteleira os ingredientes de 1 a 6
Decorar a taça com leite condensado e calda de caramelo
Despejar o conteúdo da coqueteleira na taça e completar com chantilly
Entornar o licor de banana sobre o chantilly.
Bananas douradas com calda de chocolate e pimenta
Ingredientes:
2 bananas caturras ou nanicas
Sorvete de creme
2 colheres (sopa) de manteiga
Açúcar
1 xícara de chocolate meio amargo raspado
1 xícara de água
1 pimenta dedo-de-moça, sem as sementes
Corte as bananas em duas, no sentido do comprimento. Descasque e reserve as metades das cascas para utilizar ao servir. Corte as polpas em pedaços regulares.
Aqueça a manteiga em uma frigideira e salteie ligeiramente os pedaços de banana salpicados com açúcar até que fiquem ligeiramente dourados.
Pique a pimenta em pedaços mínimos, junte ao chocolate e leve ao fogo, em banho-maria, para derreter. Acrescente a água fervente aos poucos e mantenha no fogo, mexendo bem, para que forme uma calda homogênea.
Arrume os pedaços de banana dentro da casca reservada e sirva em um prato decorativo, acompanhados do sorvete de creme e da calda quente.
Rendimento: 4 porções.
Cestinhas de chocolate com banana e creme de menta
Ingredientes:
300g de creme de leite fresco
3 bananas
2 colheres (sopa) de xarope de menta
Folhas de hortelã
50 g de clara de ovo
50 g de açúcar
40g de farinha de trigo
15 g de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de manteiga
Misture as claras, o açúcar, a farinha e o chocolate e bata bem, até obter um composto homogêneo. Com uma colher, distribua a mistura em uma forma recoberta por papel manteiga, formando discos de aproximados 16cm. Leve ao forno pré-aquecido (190º) por no máximo 3 minutos. Retire do forno e ponha os discos sobre xícaras invertidas, para tomarem o formato de cestinhas.
Bata o creme de leite com o xarope de menta e ponha dentro das cestinhas.
Descasque as bananas e corte-as em seis pedaços e o restante em rodelas. Aqueça a manteiga em salteie os pedaços de banana. Espere esfriar e ponha os ?troncos? de banana sobre o creme, distribuindo as rodelas em volta, juntamente com as folhas de hortelã.
Rendimento: 6 porções.
Pudim de banana
Ingredientes:
4 bananas
15 g de manteiga
12 fatias de pão de forma
280 ml de creme de leite fresco
100g de açúcar
1 limão siciliano
3 ovos
1 colher (sopa) de rum
Sal
Divida a manteiga em 8 pedaços e distribua 4 deles no fundo de forminhas individuais de pudim com o fundo revestido com papel manteiga.
Em uma tigela, misture o creme de leite com os ovos, 60g de açúcar, uma pitada de sal e o rum até que esteja bem homogêneo.
Retire a casca do limão e corte em tiras bem finas. Descasque 3 bananas, corte em rodelas e regue com o suco do limão para que não escureçam.
Distribuía sobre a manteiga das formas uma colher (10g) de açúcar e 4 a 5 rodelas de banana. Recorte das fatias de pão 4 discos com o diâmetro do fundo das formas e ponha sobre as bananas. Despeje por cima uma colherada do composto de ovo e creme para que o pão absorva. Repita a operação com mais banana, pão e creme até que a forma esteja completa.
Deixe repousar por cerca de 10 minutos. Ponha os pedaços restantes de manteiga sobre os pudins, cubra com papel-alumínio e cozinhe em banho-maria, em forno pré-aquecido a 170º por 25 minutos. Retire o papel-alumínio e prossiga o cozimento por mais 25 minutos.
Retire do forno e deixe amornar.
Descasque a banana restante. Desenforme o pudim em pratos de sobremesa, decore com as tiras de limão e com as rodelas de banana e sirva em seguida.
Rendimento: 4 porções.
Arroz da terra
Por Juçara Cofiño, culinarista de Campinas
Ingredientes:
2 xícaras de arroz
1 palmito cru ou 1 vidro de palmito grande
1/2 xícara de suco de caju
1 cálice de cachaça
1 colher de chá de cúrcuma
3 bananas da terra firmes picadas em cubos e fritas (douradas)
1 cebola picada
1 pimentão verde picado
1 tomate maduro picado
sal
1 colher de sopa de azeite
4 xícaras de caldo de galinha
salsa a gosto
Refogue no azeite a cebola, o pimentão, o tomate picado.
Quando estiverem macios, acrescente o palmito (sua polpa), o suco de caju, a cachaça e a cúrcuma.
Salgue deixe ferver por 2 minutos.
Em seguida, coloque as bananas fritas, o arroz e o caldo de galinha.
Abaixe o fogo e deixe cozinhar até que o arroz fique ao ponto.
Para enfeite, salpique alguns cubinhos da banana da terra frita, salsa e, como opção, xerém (castanha de caju quebradinha)
Sirva quente
Rendimento: 10 porções
Fritada de maçãs e bananinhas
Ingredientes:
100g de farinha de trigo
4 bananas-ouro
2 maçãs
Açúcar
1 ovo
Leite
Óleo para fritura
Sal
Misture, em uma tigela, o ovo com a farinha, uma pitada de sal e dilua tudo com o leite, para obter um composto colante, mas não muito líquido.
Descasque as maçãs, retire as sementes e corte-as em rodelas.
Descasque as bananas e corte-as pela metade, no sentido do comprimento.
Aqueça bastante óleo em uma panela funda ou fritadeira. Mergulhe as rodelas de maçã e os pedaços de banana na pasta para que fiquem cobertas de todos os lados. Frite no óleo quente, até que estejam bem dourados.
Escorra sobre papel absorvente e polvilhe com bastante açúcar, para revestir toda a superfície das frutas empanadas. Sirva em seguida.
Rendimento: 4 porções.