Renovação de contrato garante investimentos para Nova Aurora

O prefeito de Nova Aurora, Pedro Leandro Neto, e o presidente da Sanepar, Stênio Jacob, assinaram a renovação do contrato de concessão para prestação de serviços de água e esgoto no município, na região Oeste do Estado, na manhã desta quinta-feira (21). A renovação do contrato de concessão prevê investimentos de cerca de R$ 4,6 milhões, provenientes do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES). Os recursos vão ser aplicados na implantação do sistema de esgoto sanitário. A meta da empresa é que, até 2008, 40% da população seja atendida. Até 2012, este índice deve subir para 65%.

A solenidade contou com a presença do presidente da Câmara, Cláudio Araújo, dos deputados Moacir Micheletto e Nereu Moura, e do diretor Comercial da Sanepar, Paulo Furiati, além de vereadores, secretários e lideranças da comunidade.

O município terá outras vantagens. As faturas de água e de esgoto dos imóveis pertencentes ao poder público municipal, como creches, postos de saúde e escolas, terão desconto de 50%. A dívida do município com a empresa, hoje em torno de R$ 7 milhões, será parcelada para facilitar o pagamento. Além disso, a Sanepar vai assumir os sistemas de abastecimento de água dos distritos de Palmitópolis e de Marajó e contribuir com a melhoria do sistema do Sítio Captação Vargas.

O presidente da Sanepar disse que a coragem e a forma transparente de atuação do governador Roberto Requião resgataram a Sanepar e têm garantindo o cumprimento das metas de ajudar os paranaenses. ?A retomada da empresa, que viveu momentos obscuros em que não havia interesse de se investir em municípios como Nova Aurora, está permitindo acesso de todos aos serviços de saneamento básico?, afirmou Stênio.

O prefeito Pedro Leandro Neto destacou o empenho dos vereadores que, segundo ele, não mediram esforços para viabilizar a nova parceria. ?Nova Aurora não dispõe de recursos nem tecnologia para as obras que, com certeza, vão trazer benefícios e permitir que novas empresas se instalem no município?, disse.

O deputado estadual Nereu Moura afirmou que os poderes executivo e legislativo de Nova Aurora estabeleceram um grande negócio com a Sanepar, com condições favoráveis ao município. ?Sem investir em esgoto, a cidade não tem qualidade de vida. A Sanepar é uma empresa pública, que sabe como ninguém fornecer seus serviços com qualidade e que tem compromisso com a população?, ressaltou.

Tarifa Social

O compromisso da Sanepar também envolve a Tarifa Social, que beneficia famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Stênio destacou que a empresa está cumprindo seu papel social. ?Nenhuma família pode ficar sem acesso à água tratada?.Tomando por base o levantamento do Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento (Ipardes), 537 famílias do município atendem aos critérios do programa. Desse total, 58% já estão cadastradas. Equipes da Sanepar e da Secretaria de Assistência Social do município vão realizar um trabalho conjunto para aumentar o número de beneficiados.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo