Brasília – Brasil e Estados Unidos renovaram nesta semana acordo de cooperação científica e tecnológica para dar continuidade a projetos de pesquisa desenvolvidos pelos dois países.
Entre os projetos que fazem parte do acordo está o "Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia" (LBA) dirigido pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) em parceria com a agência espacial norte-americana Nasa. O programa tem como objetivo estudar o funcionamento dos ciclos do clima, da água, do ar entre outros na região.
Em comunicado conjunto divulgado ontem (21), os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e George W. Bush (dos Estados Unidos), afirmaram que a parceria permitiu melhorar a compreensão do clima da terra, a melhoria da previsão meteorológica, e estreitou a coordenação para o tratamento de doenças infecciosas, entre outros.
Os presidentes também expressaram a vontade de aprofundar o desenvolvimento de programas já existentes e promover seminários sobre temas como: tecnologias da informação e comunicações, bioinformática, agricultura, energia, saúde pública e observação da Terra.