Os trabalhadores da indústria tiveram em novembro de 2004 um crescimento de 2% nas horas pagas em relação ao mês anterior. Do resultado, já foi descontado o efeito sazonal. Se comparado com novembro de 2003, a elevação é ainda maior, 4,6%. Houve aumento ainda no acumulado do ano (1,9%) e nos 12 meses (1,6%).
Com relação aos rendimentos dos trabalhadores houve elevação de 6,9% em novembro de 2004 na comparação com o mesmo mês de 2003. Os resultados foram positivos em todos os locais pesquisados, com destaque para São Paulo, onde houve 6,8% de aumento. Os rendimentos dos trabalhadores têm demonstrado resultados positivos no decorrer de 2004 em função de ganhos de massa salarial e de recuo nas taxas de inflação."Esses ganhos salariais decorrem da ampliação da atividade industrial, do movimento positivo da indústria este ano", informou a economista Denise Cordovil, da Coordenação de Indústria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo ela, o indicador de média móvel trimestral confirma o ritmo ascendente da trajetória que começou em agosto de 2004. Isso pode ser verificado com o aumento de 0,7% no número de horas pagas entre os trimestres concluídos em novembro e em outubro.
Denise Cordovil explicou que o crescimento da jornada de trabalho acompanha os resultados positivos de empregos. "Está havendo mais contratações, com o crescimento da jornada de trabalho e também nos rendimentos dos trabalhadores", acrescentou.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)