Renda média do trabalhador aumenta 7% no Paraná

A variação do salário médio pago para os trabalhadores paranaenses, entre os meses de janeiro a setembro de 2006, ficou 7% superior à média salarial paga durante o mesmo período do ano passado. Quem ingressou no mercado formal de janeiro a setembro deste ano recebeu, em média, R$ 543,73. Para os trabalhadores que conseguiram uma vaga no mercado formal de trabalho durante esse período, em 2005, a renda média chegou a R$ 508,27.

A análise foi realizada pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados ? Caged. Para comparação do poder de compra dos salários, o salário médio dos contratados durante o período de 2005 foi atualizado pelo Índice Geral de Preços ao Consumidor ? IPC, da Fundação de Pesquisas Econômicas ? Fipe. O IPC-Fipe acumulado entre outubro de 2005 e setembro de 2006 foi de 1,90%.

?Viemos acumulando, mês após mês, aumentos na média salarial dos trabalhadores que entraram no mercado de trabalho este ano, e tenho convicção de que este resultado positivo se deve, em parte, ao salário mínimo regional adotado pelo Paraná?, defende o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Emerson Nerone. ?O salário mínimo regional é válido para as categorias de trabalhadores que não têm acordo coletivo de trabalho mas, com certeza, serviu como base para as negociações de todas as categorias, ajudando a estipular salário maior para todos os trabalhadores?, argumenta.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo