O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que espera uma conversa em que "prepondere a transparência" no jantar de amanhã que o PMDB oferece ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Questionado se o encontro servirá para o PMDB discutir cargos no segundo escalão do governo, Renan Afirmou: "não é essa a expectativa e esse papel não me compete." Segundo Renan Calheiros, a discussão sobre mais cargos no governo do PT caberá à direção de seu partido.
O jantar de amanhã, na residência oficial do Senado, terá a participação de todo o staff do PMDB, ministros e governadores, iniciando o processo de negociação que se desdobrará com os outros integrantes da base aliada. O presidente do Senado reafirmou que o aumento de salário dos parlamentares é um assunto de discussão neste momento restrita à Câmara. "O tema não está no Senado e não tenho sido procurado para discutir o assunto. A Câmara decida o que tiver de decidir.
Sobre a Marcha dos Prefeitos, Renan defendeu o compartilhamento de receitas de contribuições tributárias entre os municípios mas ressaltou que o mecanismo não pode ser feito da noite para o dia. Sobre a principal demanda dos prefeitos, a elevação em um ponto porcentual do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), Renan lembrou que a matéria já foi votada e aprovada pelo Senado. A queixa dos prefeitos que vem reivindicando o aumento do FPM há quatro anos é que até hoje a proposta não foi regulamentada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.