Renan Calheiros diz que é contra criação da CPI do Apagão no Senado

Brasília – O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse nesta quinta-feira (12) que é contra a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo na Casa, onde a oposição vem trabalhando para que seja instalada. ?Sou politicamente contra a investigação dessa CPI. Não é o que o Senado quer, mas é um direito da minoria pleiteá-la?, frisou Renan.

Segundo ele, há ?assuntos mais urgentes e importantes que precisam ser votados?. O senador lembrou que os problemas que afetam os aeroportos do país já estão sendo investigados pelos ?canais convencionais?, como o Tribunal de Contas da União e o Ministério Público.

O presidente do Senado afirmou que a CPI pleiteada pela oposição (PSDB e DEM) é ?política? e que investigações desse tipo ?muitas vezes atrapalham assuntos mais importantes para o crescimento do país?. Ele disse que já conversou com os líderes da oposição para que ?o consenso prepondere" e não se faça uma comissão no Senado.

Renan Calheiros informou que o requerimento para abertura da CPI do Apagão Aéreo não foi entregue à Mesa Diretora do Senado. ?Espero que não seja nem entregue?, afirmou.

O líder do DEM no Senado, José Agripino (RN), respondeu dizendo que ?não interessa o que fala esse ou aquele, mas o que diz o regimento".  Segundo Agripino, a oposição já conseguiu 26 assinaturas para a instalação da comissão de inquérito, faltando apenas uma para atingir o limite mínimo para dar entrada no pedido à Mesa da Casa. ?Na próxima semana, esse número será facilmente atingido?, disse ele.

Agripino destacou que a CPI não tem caráter político, nem objetiva ?arrebentar com o governo?, mas sim investigar as causas do problema do apagão aéreo. ?Se, no processo, precisarmos investigar também crimes de corrupção, faremos, mas o objetivo não é prejudicar ninguém?, afirmou.

Para ele, a única forma da CPI no Senado não acontecer é em caso de abertura de comissão com a mesma finalidade na Câmara dos Deputados, que espera aprovação de recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF) para sua instalação. ?Fora isso, não vejo possibilidade da CPI não acontecer aqui?.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo