Brasília – A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Sanguessugas (CPMI) aprovou por unanimidade o relatório final do senador Amir Lando (PMDB-RO). O presidente da comissão, deputado Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ), comemorou e disse que foi apresentado um relatório conclusivo, consistente e seguro.
"Não terminou em pizza. Se as conseqüências não foram as que a sociedade esperava, não é da nossa responsabilidade", afirmou Biscaia.
O relatório final, escrito pelo relator Amir Lando (PMDB-RO), tem quase mil páginas e trata das investigações sobre o envolvimento de parlamentares no esquema de compra superfaturada de ambulâncias com recursos do Orçamento. Também aborda a tentativa de compra por integrantes do PT de um dossiê que apontaria o envolvimento de políticos tucanos no esquema.
Com relação à compra superfaturada, foi pedido o indiciamento de quatro pessoas que teriam feito lobby no Ministério da Saúde para empresas. No que diz respeito ao dossiê seis pessoas, cinco delas diretamente ligadas ao PT, tiveram o pedido de indiciamento incluído no relatório.
Com a aprovação do documento, todos os pedidos de indiciamento contidos no relatório serão encaminhados ao Ministério Público.