O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos deve ser apresentado até o dia 5 de junho. A informação é do relator Garibaldi Alves (PMDB-RN).
Segundo ele, no documento deve constar o nome do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci e do presidente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Paulo Okamotto. O senador informou que vai citar as constantes tentativas de Okamotto de impedir a quebra de seu sigilo bancário.
"Se a investigação [sobre Okamotto] não foi aprofundada, a responsabilidade não é da CPI. É do Supremo Tribunal Federal, que não deu oportunidade à CPI de transferir o sigilo de Okamotto. Todas as tentativas de quebrar o sigilo têr de estar no relatório", disse.
O documento, acrescentou Alves, também fará uma sugestão para que a sociedade seja ouvida sobre a regulamentação das casas de jogos no Brasil. A pesquisa seria feita ou por meio de referendo ou de plebiscito.
De caordo com o presidente da CPI, senador Efraim Morais (PFL-PB), o referendo ou o plesbiscito seriam realizados nas eleições municipais de 2008. "Já iniciamos uma pesquisa nesse sentido para saber a opinião da sociedade brasileira; a pesquisa está sendo feita em todos os estados. Temos de aproveitar as eleições de 2008 para isso, para não termos gastos", afirmou. "Se a sociedade for contra a regulamentação dos jogos, significa que o Congresso Nacional tem que fazer, de uma vez, uma lei que a proíba", acrescentou.