continua após a publicidade

Arquivo

Brasília – O relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos foi aprovado por 12 votos a 2, encerrando os trabalhos da comissão. Cinco senadores da base do governo votaram a favor do texto: Magno Malta (PL-ES), Waldir Raupp (PMDB-RO), Leomar Quintanilha (PC do B-TO), Eduardo Suplicy (PT-SP) e Wellington Salgado (PMDB-MG). Os únicos votos contrários foram de Tião Viana (PT-AC) e Ana Júlia Carepa (PT-PA). Viana explicou que, constatada a derrota iminente, os aliados foram liberados para votar de acordo com suas conveniências.

O relator Garibaldi Alves (PMDB-RN) diz que foi pressionado pelo PDT e pelo senador Álvaro Dias (PSDB-PR) para incluir o ex-ministro José Dirceu e o chefe de gabinete da Presidência da República Gilberto Carvalho no relatório. Mas recusou-se com o argumento de que não havia elementos suficientes para pedir indiciamento.

"Contrariei toda a assessoria técnica da CPI porque queriam me induzir a tipificar o crime de Gilberto Carvalho. Recebo apelo, mas não recebo pressão", explicou o senador, que se disse forçado a pedir indiciamento do chefe de gabinete por concussão (extorsão ou peculato cometido por funcionário público no exercício de suas funções).

continua após a publicidade