Relatório do FMI prevê crescimento global saudável

Os riscos associados às mudanças na expansão global recuaram desde setembro de 2006, afirma o Fundo Monetário Internacional (FMI). "As projeções das ‘Perspectivas Econômicas Globais’ prevêem crescimento global saudável para 2007", antecipa o fundo no Relatório de Estabilidade Financeira Global (GFSR) de 2007. O capítulo das projeções contidas no documento será divulgado nesta quarta. Na última semana, o FMI divulgou apenas os capítulos analíticos do relatório.

Segundo o FMI, desde a última avaliação, os riscos ao avanço global declinaram. Os principais riscos, acrescenta o Fundo, são o mercado imobiliário dos Estados Unidos e um ajuste desordenado dos desequilíbrios mundial. Assim, ao mesmo tempo em que o órgão reconhece que as condições econômicas globais têm dado suporte a um ambiente financeiro benigno, admite que os riscos subjacentes têm potencial para enfraquecer a estabilidade financeira. No geral, o FMI observa que houve uma redução dos riscos macro e uma modesta ampliação dos riscos financeiros.

A avaliação deriva do mapa de estabilidade financeira global apresentado pelo órgão hoje: "uma ferramenta para avaliar e resumir como os riscos financeiros têm evoluído. O mapa mostra que os riscos à estabilidade financeira aumentaram modestamente em algumas áreas", diz o FMI.

O FMI observa que nenhuma área dos riscos enumerados representa, individualmente, uma ameaça à estabilidade financeira. "Mas um efeito adverso em uma delas poderia levar a uma reavaliação dos riscos em outras" e o ajuste para um nível maior de volatilidade pode não ser suave, adverte.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo