O relatório trimestral de inflação do Banco Central (BC) informa que na visão do órgão o balanço de riscos para a inflação futura "permanece semelhante" ao verificado no relatório de dezembro. Entretanto, o documento aponta maiores incertezas no cenário externo e "mudança no panorama de riscos associados ao cenário interno".
No cenário externo, o relatório destaca que persistem as dúvidas sobre a trajetória da política monetária e do crescimento dos Estados Unidos. "Não se podem descartar por completo novas elevações de taxas de juros nos EUA ainda que a avaliação dominante nos mercados seja a de que o ajuste da política monetária já teria se encerrado. Por outro lado, parece ter aumentado a sensibilidade dos investidores a dados que poderiam indicar um arrefecimento mais pronunciado da atividade nos EUA", destaca o documento do BC, argumentando que esse foi o foco central do aumento na volatilidade dos mercados nas últimas semanas, "ainda que existam também incertezas quanto à economia e aos mercados da Ásia".
O relatório de inflação também aponta aumento de preocupação quanto à possibilidade de adoção de medidas de contenção econômica da China e sobre a extensão das posições de carregamento (carry trade, em inglês) financiadas em iene. Além disso, a autoridade monetária constata uma deterioração nas perspectivas para o preço do petróleo.
No cenário interno, o documento destaca desaceleração na alta dos preços agrícolas do atacado e lembra que em 2007 "deverá ocorrer revisão tarifária de importantes concessionárias de energia elétrica, um procedimento cujos efeitos sobre as projeções de inflação (potencialmente benignos) estarão concentrados neste ano". Mas o BC pondera que por conta do processo de redução dos juros e a defasagem na transmissão da política monetária "implica um aumento da incerteza em relação à dinâmica futura da inflação".
O Banco Central lembra ainda que os efeitos dos impulsos fiscais de 2006 e esperados para 2007 devem ser associados aos fatores de incerteza no cenário interno para inflação.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)