O relatório da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre o apagão no Natal nos aeroportos conclui que a causa do colapso está localizada na operação da TAM. Embora aponte que problemas meteorológicos ou de infra-estrutura, como seqüenciamento de vôos, tenham agravado a crise, o relatório mostra que, entre todas as companhias, só a TAM teve problemas. "Associados a esses fatores externos, ocorreram problemas na operação da TAM, desencadeados inicialmente pela manutenção não programada de seis aviões.

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O relatório mostra ainda que a TAM planejava praticar overbooking – venda de bilhetes acima da capacidade dos vôos – de até 28% em 48 vôos no período do ano-novo. Com o colapso das operações da companhia na época do Natal e após uma auditoria feita por técnicos da Anac, a empresa adotou uma série de medidas preventivas para reduzir esse número. Os vôos com assentos vendidos acima da capacidade foram reduzidos para 11, com overbooking de 3% a 7%.

A retirada dos aviões da frota, segundo a Anac, "gerou impactos em cadeia" na malha da companhia. "Os reflexos desse problema desencadearam o chamado `efeito dominó’, uma vez que os cancelamentos e fusionamento (sic) de vários vôos resultaram na quebra da malha planejada da concessionária, que hoje detém mais de 50% do mercado doméstico, provocando uma sobrecarga no processo de readequação de malha.

O relatório não fala especificamente sobre eventuais problemas de gestão na TAM, embora aponte a falta de planos de contingência. Tampouco identifica que tenha havido problemas na operação por conta de excesso de vôos fretados para agências de turismo – embora o governo tenha baixado uma portaria restringindo fretamentos e o próprio relatório recomende restrições nesse sentido.

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Ao longo da semana, especulou-se que uma das causas dos problemas foi que a TAM privilegiou operações de fretamento em detrimento de vôos regulares, informação negada pela companhia.

O relatório mostra que o overbooking praticado pela TAM no Natal foi de 1% a 7% (média de 4%) em 125 vôos. Os dados foram fornecidos pela companhia a técnicos da agência. Se os números refletem a realidade, faltou aos técnicos da agência explicar por que a companhia planejava praticar taxas de overbooking ainda maiores no ano-novo.

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A empresa transportou 79.806 passageiros na sexta-feira (22), pico do feriado, e previa transportar 66.789 ontem. O relatório mostra que o aumento da demanda nesta época não pode ser apontado como causa da crise. Na sexta anterior à do feriado, por exemplo, a TAM transportou, sem dificuldade, 82.246 passageiros.