O relatório do deputado Cezar Schirmer (PMDB-RS) que pede a cassação do ex-presidente da Câmara, deputado João Paulo Cunha (PT-SP), é "um dos melhores já apresentados no Conselho de Ética". A opinião é do deputado Orlando Fantazzini (PSOL-SP), integrante do Conselho de Ética. "O relatório é perfeito e brilhante", disse.
O deputado do PSOL destacou que o relatório esclarece a "estreita relação" do deputado João Paulo com o empresário Marcos Valério de Souza. Além do contrato da Câmara feito com a empresa do publicitário em que, segundo ele, 1% do valor foi direcionado para o pagamento de despesas da SMP&B, empresa de Marcos Valério. "Isso é contra a lei de licitações", afirmou.
Para Fantazzini, o Conselho tem cumprido o papel de dar uma resposta à sociedade, mas destacou que é frustrante que o processo dentro da Casa em que o plenário, na avaliação dele, não leva em conta o conteúdo dos relatórios. "Nós do Conselho de Ética vamos continuar a desempenhar o nosso trabalho independente da decisão que o plenário possa vir a tomar", afirmou.