A Policia Militar do Paraná divulgou nesta sexta-feira (18), em Foz do Iguaçu, o relatório comparativo dos resultados obtidos nos sete dias de Operação "Foz Segura". De acordo com os dados, houve uma redução de 46% dos crimes contra o patrimônio e 43% dos crimes de homicídios. Os índices são relativos à comparação entre os dias 1.º e 9 de março deste ano, antes da chegada da megaoperação, com a semana da presença dos mais de mil policiais em Foz do Iguaçu. Segundo um dos coordenadores da operação, tenente-coronel Avelino José Novakoski, essa diminuição é a prova do sucesso das ações policiais no Estado. "A diminuição brusca nos índices da criminalidade mostra a força da polícia e do Estado como um todo. Esta megaoperação é histórica", disse Novakoski.
Ainda de acordo com o relatório, a PM detectou uma diminuição de 16% nos casos de furto simples e 37% nos registros de furto qualificado (arrombamentos, por exemplo). O número de furtos de veículos caiu 55%. Entre os dias 1º e nove de março, foram registrados nove veículos furtados Depois do início da Operação "Foz Segura", entre os dias 10 e 17, ocorreram apenas quatro furtos de veículos. "Mas é importante frisar que três destes veículos furtados foram recuperados logo após o crime", explicou Novakoski. Desde o começo da operação, sete carros já foram recuperados pela polícia. Ainda dentro dos crimes contra o patrimônio, o relatório aponta que o número de roubos, em geral, caiu 46%.
A presença dos policiais em toda a cidade fez ainda com que o número de acidentes de trânsito reduzisse em 38%. A quantidade de infrações de trânsito emitidas pelos policiais subiu à casa dos 700%. No caso dos crimes contra a vida, o relatório aponta uma diminuição de 43% nos casos de homicídios, 23% nas lesões corporais e 67% nos casos de ameaça.
Cerca de 120 pessoas já foram detidas pelas polícias Militar e Civil durante a Operação Foz Segura. Há uma semana, mais de mil policiais estão em Foz do Iguaçu e já abordaram 6.152 pessoas e revistaram 3.257 veículos.