Relatório aponta falha no contato entre Legacy e torre

O relatório preliminar da investigação sobre o acidente com o Boeing da Gol e o jato Legacy, ocorrido no dia 29 de setembro, no Mato Grosso, que causou a morte de 154 pessoas, indica que houve falha de comunicação entre a torre de controle e o jato Legacy. De acordo com o coronel Rufino da Silva Ferreira, presidente da comissão de investigação do acidente, os controladores de Brasília tentaram entrar em contato sete vezes com os pilotos do Legacy por cerca de meia hora. Mas, segundo foi apurado, não houve falha de comunicação com os pilotos do Boeing da Gol.

O coronel afirmou que o objetivo único da investigação de um acidente ou incidente é a prevenção destes, não é propósito desta atividade apontar culpados. Ele disse ainda que uma investigação nesta magnitude não é uma coisa rápida, é um processo longo, e afirmou que a previsão para o fim das investigações é de dez meses.

A investigação de um acidente é dividida em 5 fases. O relatório é composto de três partes: a primeira analisa os fatores operacionais que levaram ao acidente, outra trata da parte técnica dos equipamentos e uma terceira, de possíveis falhas humanas. O presidente da comissão também vai falar sobre os próximos passos da investigação que está em andamento.

De acordo com o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, o objetivo da investigação é levantar os fatores que contribuíram para o acidente e formular recomendações para a segurança de vôo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo