Relator propõe demissões de Bueno e Pires

O relator do processo que apura as causas da crise do setor aéreo, deputado Calos Willian (PTC-MG), irá propor as demissões do comandante da Aeronáutica, Luiz Carlos Bueno, e do ministro da Defesa, Waldir Pires. Segundo o deputado, que apresentará seu relatório à comissão especial, faltou gerenciamento. Na avaliação do relator, o comandante da Aeronáutica não soube planejar.

"Faltou tudo. A única coisa que não faltou foi dinheiro. O principal responsável é o comandante da Aeronáutica. Não é o presidente da República, porque trata-se de um problema gerencial e administrativo. E o presidente Lula pode começar a resolver o problema do caos aéreo dando de presente de Natal para a população a demissão imediata do comandante da Aeronáutica e do ministro da Defesa, Waldir Pires", afirmou o relator antes do início da reunião da comissão especial.

O deputado ressaltou, porém, que não vai pedir expressamente no relatório a demissão dos dois por temer que o texto não seja aprovado por isso. Mas disse que vai pedir para que a sua sugestão seja anexada ao relatório. Como solução imediata, o relator propõe a redução do número de vôos, "porque como os vôos não saem não adianta as pessoas irem para os aeroportos"; a redistribuição dos controladores, de forma que os principais centros consigam ter mais gente, e esforço concentrado dos controladores com redução de folgas e licenças médicas entre outras medidas.

O relator disse que os controladores têm uma carga de horário pequena, mas reconhece que falta salário e equipamentos. Ele recomenda às pessoas que refaçam sua agenda de Natal e fiquem em casa. "É preferível ficar em casa do que no aeroporto". O deputado acredita que a votação do seu relatório poderá ser adiada para fevereiro porque pode haver pedido de vista.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo