O deputado Edmar Moreira (PFL-MG) lê neste momento parecer sobre o processo disciplinar contra o deputado José Mentor (PT-SP). No documento, já distribuído no plenário do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara, Moreira pede o arquivamento do processo, sendo contrário à cassação de Mentor.
"Não há qualquer prova de que o representado tenha recebido, direta ou indiretamente, recursos oriundos do que se convencionou chamar de valerioduto, mesmo por trata-se de parlamentar governista, que não necessitaria receber para votar projeto do próprio governo", avalia o relator, no parecer.
Caso não seja apresentando pedido de vistas, o relatório pode ser votado ainda hoje (16) no Conselho de Ética. José Mentor foi processado sob a acusação de receber, indevidamente, R$ 120 mil do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza.
Em depoimento no Conselho de Ética, o deputado paulista disse que o dinheiro foi recebido como pagamento por três pareceres jurídicos elaborados pelo escritório de advocacia no qual é sócio, a pedido do advogado Rogério Tolentino.