Relações angustiantes em “Como se eu fosse o Mundo”

Um homem apaixonado por um filho, fazendo dele a sua obra. Uma mulher obcecada pelo marido. Amor, sexo, obsessões, abusos e agressões para dois personagens e três vidas. Essa relação humana, angustiante, é o centro do drama “Como se eu fosse o Mundo”, que estreia nesta sexta-feira (26), no Teatro José Maria Santos.

Com texto do curitibano Paulo Zwolinski e direção de Roberto Alvim, a peça integra a 1ª Mostra Sesi Dramaturgia, um dos eventos especiais do Festival de Curitiba.

“Como se eu fosse o Mundo” é a primeira montagem do Núcleo de Dramaturgia Sesi Paraná, criado no ano passado, para formar novos autores de peças de teatro. O projeto é desenvolvido em parceria com a Fundação Cultural Teatro Guaira e com o apoio do Conselho Britânico.

Paulo Zwolinski integra a primeira turma, de 16 novos autores, formados pelo Núcleo. A Mostra Sesi Dramaturgia apresenta também os textos de outros cinco novos autores, em leituras dramáticas que acontecem durante a semana, no Teatro José Maria Santos. Ao todo, o primeiro ano de existência do Núcleo de Dramaturgia resultou em 16 peças, todas publicadas pelo Sesi Paraná e apresentadas ao público durante o Festival de Curitiba.

Para o dramaturgo e diretor Roberto Alvim, que ministra a principal oficina de formação dos novos autores, o resultado do primeiro ano do projeto supera as expectativas. “A qualidade dos trabalhos, o comprometimento e a energia dos participantes são incríveis. “O Núcleo está formando uma geração de autores antenada com o que há de melhor na dramaturgia mundial”, diz ele. “Os novos autores curitibanos trabalham com questões ligadas à construção do sujeito na contemporaneidade, com percepção de tempo e de espaço, de arte, de política e de existência. São questões trabalhadas autores mundiais”, disse Alvim.

Serviço:

Teatro José Maria Santos
Rua Treze de Maio,655 Centro Curitiba
Dias 26, 27 e 28 às 21h
Ingresso: R$ 10,00 inteira/ R$ 5,00 meia estudantes, terceira idade, funcionários do Sistema FIEP e industriários

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna