O ministro britânico de meio ambiente, David Miliband, divulgou uma nota nesta quarta-feira (4), em Monterrey, no México, esclarecendo a polêmica em torno da suposta intenção do governo inglês de criar um fundo internacional para financiar a compra de terras na Amazônia. ?Deixei muito claro que o interesse do governo do Reino Unido não é o de apoiar ou promover a compra da Floresta Amazônica, mas, sim, de trabalhar com os colegas brasileiros (e de outros países) para apoiar o manejo florestal sustentável?, disse Miliband, no documento, divulgado após um encontro com o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Claudio Langone.
Miliband e Langone participam, em Monterrey, da 2ª Reunião Ministerial do Diálogo de Gleneagles sobre Mudança do Clima, Energia Limpa e Desenvolvimento Sustentável, que iniciou ontem (3/10) e encerra nesta quarta-feira (4).
Uma nota também foi divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente, ainda na terça-feira, para informar que o ministro inglês já havia feito contato com a delegação brasileira no México. Nesse contato prévio, Miliband negou a intenção do governo do Reino Unido de fazer qualquer anúncio sobre a proposta veiculada na imprensa.