Brasília – O presidente do Senado e candidato à reeleição, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o senador José Agripino Maia (PFL-RN), candidato à presidência da Casa com o apoio do PSDB, reúnem-se nesta quarta-feira (31) para definir as regras e o procedimento para a eleição de quinta-feira (1º). O horário da reunião ainda não foi definido.
"Vamos fazer uma reunião com o presidente Renan Calheiros para saber como será a eleição, como será o discurso de cada candidato. Queremos saber se levaremos em conta os blocos ou o tamanho das bancadas?, afirmou o líder do PSDB, Arthur Virgílio Neto, que também participará do encontro.
Os 81 senadores votarão também para as duas vice-presidências, as quatro secretarias e quatro suplências. Estes cargos da Mesa Diretora são indicados pelos partidos políticos, obedecendo ao critério da proporcionalidade, ou seja, os partidos com maior bancada têm direito a fazer as primeiras escolhas.
Quando se formam blocos partidários, o critério de indicação pode levar em conta o total das bancadas que os compõem. Segundo Arthur Virgílio Neto, estabelecer as regras para a eleição entre candidatos adversários demonstra que ?uma disputa pode ser renhida, dura, mas ao mesmo tempo civilizada, de acordo com os padrões do Senado".
Nesta terça-feira (30), Renan Calheiros conversou com boa parte da bancada do PMDB, além de senadores de outros partidos, como Francisco Dornelles (PP-RJ), que já declarou apoio à reeleição. A candidatura será oficializada às 19 horas de amanhã, em reunião na residência do senador Joaquim Roriz (PMDB-DF).