As mudanças deste ano nos regulamentos técnico e esportivo da Fórmula 1 estão contribuindo bastante para aumentar o clima de incerteza que existe quanto a apontar um favorito para o título. Agora, apenas a Bridgestone fornecerá pneus para a competição. Sem a concorrência da Michelin, os japoneses produziram pneus mais duros que em 2006.

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Os pilotos já sinalizaram que os carros estão escorregando bem mais, além de perderem cerca de dois segundos por volta – ao menos nos treinos atuais.

A versão dos motores que serão entregues à FIA para homologação no dia 1º de março será a mesma até o fim de 2009. O seu desenvolvimento está proibido. Estão, também, com o giro limitado em 19 mil rpm. Continua valendo a regra de terem de resistir a dois GPs. Mas, ao contrário de 2006, nos treinos de sexta as equipes podem usar outro motor.

O programa da sexta-feira mudou: haverá dois treinos de uma hora e meia, um pela manhã e outro à tarde, em vez de terem apenas uma hora cada.

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Outra alteração é a limitação de testes quase pela metade: agora são 30 mil quilômetros e 300 jogos de pneus por equipe.