Moradores de Cascavel, Londrina |
Moradores das regiões Norte e Oeste do Estado foram surpreendidos por um fenômeno raro no Paraná, na noite do último domingo (12). O centro de monitoração de atividades sísmicas da Universidade de São Paulo divulgou nesta segunda-feira (13) o registro de um terremoto de 6,7 graus na escala Richter, cujo epicentro teve origem na província argentina de Santiago del Estero. De acordo com a Defesa Civil do Paraná, houve relatos de moradores de Cascavel, Londrina e Apucarana que sentiram a propagação do tremor.
A defesa civil não registrou a ocorrência de danos materiais ou rachaduras, além do visível tremor relatado pelos moradores. Um terremoto na casa dos 6 graus na escala Richter é capaz de causar extensos danos, mas isso depende de uma série de fatores, como a profundidade do tremor e a distância entre o epicentro e áreas de grande densidade demográfica.
Os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo também sentiram os efeitos do terremoto na Argentina. A cidade de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, noticiou um tremor mais intenso.
Informações completas sobre a ocorrência do fenômeno estarão nas páginas desta terça-feira (13) dos jornais O Estado e Tribuna do Paraná.