Os moradores da Regional Portão receberão neste sábado (01) atendimento jurídico gratuito por meio do programa Justiça no Bairro. A população poderá procurar o serviço das 9h às 17h na Rua da Cidadania da Fazendinha (Rua Carlos Klemtz, s/n, ao lado do terminal de ônibus).
Com uma estrutura dotada por 40 computadores disponibilizados pelo ICI – Instituto Curitiba de Informática e pela FAS – Fundação de Ação Social e ainda mais de 100 atendentes (funcionários do ICI e FAS, Ministério Público, Poder Judiciário e estudantes da Universidade Tuiuti do Paraná, PUC-PR, Universidade Federal do Paraná e Uniandrade), o fórum público garante rapidez nos atendimentos judiciais.
Processos de adoção, divórcio, alteração de regime de casamento, pensão alimentícia, união estável, paternidade, separação, guarda e responsabilidade, regulamentação de visitas e solicitação de documentos serão os serviços ofertados.
Em média, mil pessoas são beneficiadas a cada edição do programa. Além dos atendimentos nas Ruas da Cidadania, o programa é levado também aos detentos da Prisão Provisória de Curitiba. A participação do Justiça no Bairro dentro da prisão acontece desde 2003 com intervalos de três meses. A cada realização, cerca de 10 famílias de presidiários resolvem pendências judiciais.