O plano emergencial de obras, lançado em janeiro pelo prefeito Beto Richa, recuperou toda a malha de antipó e também 33 quilômetros das ruas de saibro por onde passam os ônibus no Sítio Cercado, Ganchinho, Umbará, Campo do Santana e Caximba.
Esses bairros compõem a Administração Regional do Bairro Novo. As obras na região começaram no dia 31 de janeiro, com duas equipes de roçada, duas de manutenção de ruas de saibro e uma para trabalhar nas vias com antipó.
Atualmente, a administração está concentrando esforços na realização dos serviços de drenagem. Elci Dulce Sfredo, administradora da Regional Bairro Novo, diz que esse trabalho exigirá mais tempo, já que 80% das ruas da região possuem valas abertas. Com esse trabalho, a Regional Bairro deverá eliminar os riscos de enchentes, comuns na região onde a maioria de seus moradores ainda costuma jogar lixo nas valas.
No Jardim Centauro, por exemplo, onde várias casas foram alagadas durante fortes chuvas ocorridas no início do mês, a administração fez a drenagem de todas as ruas. O serviço foi complementado com a colocação de 300 metros de tubos de um metro de diâmetro, o que possibilitou o fechamento das valas.
Serviços de drenagem também foram realizados na Rua Francisca Benaldi Paulini, no Caximba, que liga Curitiba ao município de Araucária. A obra vinha sendo reivindicada há dois anos pela população.
Conhecida como Estrada do Cavalo Baio, a rua estava há anos com as galerias obstruídas, o que fazia com que o esgoto corresse sobre a via. Para resolver o problema, a regional fez uma travessia escoando a água que provocava erosão e construiu um canal extravasor. Hoje, com a conclusão da obra, o terreno da pista ficou compactado e seco, o que possibilitou o restabelecimento do tráfego.