O III Encontro de Corais das Regionais será realizado neste domingo (20/11), às 16h, no Auditório da Ordem Rosa Cruz, no Bacacheri. O evento, uma promoção da Prefeitura Municipal de Curitiba e da Fundação Cultural, reúne corais de seis Ruas da Cidadania, compostos por alunos das Regionais. Com o objetivo de realizar o intercâmbio entre as Regionais da cidade, o encontro concretiza o trabalho realizado pelos grupos durante todo o ano.
Os participantes do encontro serão: Coral Infantil Bairro Novo, Coral Boa Vista Curitiba, Coral de Vozes do Cajuru, Coral Matriz, Coral de Vozes da Fazendinha e Coral Cidadania (Boqueirão), além de uma participação especial do Quarteto Ukulelê.
"O mês que antecede o Natal já desperta nas pessoas toda essência e magia do espírito natalino. As canções de natal interpretadas pelos tradicionais corais emocionam a todos", diz Luzia Simplício, gerente do Núcleo da Fundação Cultural no Bairro Novo, que participará do encontro com seu coral infantil.
"O canto coral é uma das atividades musicais mais comuns e atrativas no Brasil. Muitos fatos históricos contribuíram para a definição desse quadro, privilegiando esse tipo de arte no país", diz Eli Siliprandi, regente do Coral Cidadania. "Em momento algum da história brasileira, testemunhou-se tamanha expansão no movimento, nem mesmo quando o canto orfeônico atingiu o seu apogeu com o maestro Heitor Villa-Lobos."
PARTICIPANTES DO III ENCONTRO DE CORAIS DAS REGIONAIS
CORAL INFANTIL BAIRRO NOVO
Sob a regência de Nair de Mello, o Coral Infantil Bairro Novo teve seu início no ano de 2001. É composto por crianças na idade de 7 a 13 anos, que participam das atividades do Coral no Núcleo da Fundação Cultural no Bairro Novo. A cada ano o Coral renova o seu quadro de componentes. Atualmente participam das atividades aproximadamente 50 crianças.
CORAL DE VOZES DO CAJURU
Composto por alunos do Curso Técnica Vocal e Prática Coral da Regional Cajuru. O curso tem por princípio o crescimento individual e coletivo, proporcionando ao aluno correção de postura, boa utilização da voz evitando problemas vocais e trazendo ao aluno uma voz mais bonita que será utilizada nos mais diversos campos. "O nosso trabalho também cria conhecimentos globais como conhecimento de línguas, pronúncias, histórico presente das peças apresentadas, solfejo, teoria musical que servem como completo dando ao aluno maior abertura nos mais diversos campos de atuação", diz o regente Ademir Maurício.
CORAL BOA VISTA CURITIBA
Fundado em setembro de 2000, pelo cantor e regente Eli Siliprandi, com integrantes do curso de técnica vocal, o Coral Boa Vista Curitiba conta com 28 integrantes. Hoje é regido pelo cantor da Camerata Antiqua de Curitiba Alexandre Mousquer. Participando dos eventos da Prefeitura Municipal de Curitiba e apresentando-se em várias Paróquias da Regional Boa Vista, o Coral tem um repertório de músicas eruditas e populares.
CORAL MATRIZ
Sob a regência de Cristiano Prestes, o grupo foi organizado há sete meses na Regional Matriz. Os integrantes têm faixas etárias diferentes, fazendo com que a escolha do repertório seja eclético democratizando o gosto pessoal.
CORO DE VOZES DA FAZENDINHA
Formado pela Fundação Cultural de Curitiba / Núcleo Regional Portão, sob a orientação do Professor Ademir Maurício Pinto da Silva. Teve sua estréia pública em 2001, no Programa "Viva o seu Bairro", transmitido ao vivo pela Rádio Educativa AM 630 kHz, numa promoção conjunta com a Fundação Cultural.
CORAL CIDADANIA
O Coral Cidadania, do Núcleo Regional Boqueirão, é o resultado do Projeto Técnica Vocal e Canto Coral, idealizado por Eli Siliprandi, com o apoio do Núcleo Regional da Fundação Cultural de Curitiba. O Projeto teve início em julho de 1998 com aulas de técnica vocal e no início de setembro após avaliação individual de cada participante iniciaram-se os trabalhos de canto coral.
QUARTETO UKULELÊ
A música do quarteto Ukulelê revela o talento musical do grupo formado por Paulo (flauta e voz), Agraci (violão e voz), Cristiano (guitarra e voz) e Luza (contrabaixo e voz), todos integrantes do Coral Cidadania do Núcleo Regional Boqueirão. Sob a regência de Eli Siliprandi, o quarteto, criado há pouco mais de um ano, interpreta um repertório variado, que une sucessos da música brasileira e composições próprias.
Serviço
III Encontro de Corais das Regionais
Domingo (20/11), às 16h.
Auditório da Ordem Rosa Cruz
Rua Nicaraguá, 2.620, Bacacheri