Com movimento sempre acima do normal nesta época do ano, os hotéis das cidades da Serra Gaúcha no Rio Grande do Sul, estão com suas lotações quase esgotadas em julho, com turistas de outros Estados ansiosos esperando frio e neve. Quem optou viajar neste final de semana, no entanto, vai voltar frustrado para casa. A queda da temperatura prevista para todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina deve chegar somente a partir de segunda-feira (18), quando os termômetros devem chegar perto de zero grau: "Dei azar na escolha da semana para visitar Gramado e Canela", lamentava-se a bancária mineira Sônia Mara Carvalho, que vai voltar para Belo Horizonte sem conhecer a neve: "Fiquei uma semana por aqui e me surpreendi com a temperatura de quase 20 graus. Mas valeu pelo passeio, pois o clima é agradável e as cidades muito bonitas", acrescentou.

continua após a publicidade

Frio e neve como a turista mineira desejava devem ocorrer somente a partir de segunda-feira (18), conforme explicou o meteorologista Eugênio Hackbart, da Central de Climatologia Urbana, de São Leopoldo: "Neste final de semana não tem jeito de muito frio e neve. Quando a massa de ar polar que está na Argentina chegar ao Estado (RS), aí manda a chuva embora e vêm as temperaturas baixas, que devem chegar perto de zero grau", explicou.

Antes da chegada do frio a Região Sul deve ter, além da chuva que começou na madrugada deste sábado (16), fortes rajadas de vento de até 70 km/h no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e também no Mato Grosso do Sul, conforme alerta da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional.

continua após a publicidade