O prefeito Beto Richa, que preside a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), vai assinar na próxima terça-feira (14) um convênio com o consulado-geral do Japão no Paraná para o repasse de recursos para sete cidades do Vale da Ribeira.
O consulado vai repassar 94 mil dólares de um fundo do governo japonês para programas sociais de países em desenvolvimento. O dinheiro será usado para a criação de salas comunitárias de informática nos municípios de Itaperuçu, Rio Branco do Sul, Bocaiúva do Sul, Tunas do Paraná, Cerro Azul, Doutor Ulisses e Adrianópolis.
Cada sala terá 13 computadores com acesso à internet e uma câmera para comunicação virtual. Caberá aos prefeitos definir onde os equipamentos serão instalados para que possam ser usados em aulas de informática, classes de alfabetização de jovens e adultos e cursos profissionalizantes.
"No Vale da Ribeira, a taxa média de analfabetismo é de 22%. Os computadores podem servir como ferramenta para diminuir este problema", afirma o secretário municipal para assuntos metropolitanos, Rui Hara. O secretário é um dos líderes da comunidade japonesa no Paraná e intermediou o contato entre o consulado do Japão e a Assomec, que tornou possível a formação do convênio.