A Secretaria da Segurança Pública do Paraná deu início ao projeto de reestruturação e reforço das polícias Civil e Militar na Região Metropolitana de Curitiba. Nesta primeira fase, a Secretaria está substituindo alguns delegados e aumentando o efetivo das principais delegacias. As próximas ações serão as de reforçar o efetivo da Polícia Militar e reestruturar e ampliar o atendimento do Projeto Povo (Policiamento Ostensivo Volante), além de estudar a criação do 21.º Batalhão da PM, para somar esforços com o 17.º BPM, que hoje atende sozinho toda região.
?Estamos trabalhando com o remanejamento de delegados desde o começo do ano, assinando resoluções e discutindo quais são as melhores opções para que o policiamento seja mais ágil, para que façamos operações e combates em massa ao tráfico de drogas, roubo a ônibus, entre outros crimes comuns na região?, disse o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari.
De acordo com o secretário, o remanejamento dos delegados deve ?oxigenar e alavancar? o trabalho da Polícia Civil na região. As trocas acontecem em Bocaiúva do Sul, Fazenda Rio Grande, Almirante Tamandaré, Colombo e Piraquara. As delegacias de Pinhais, São José dos Pinhais e Alto Maracanã, em Colombo, receberão ainda o reforço de mais um delegado cada. ?Em São José, por exemplo, o novo delegado atenderá as regiões de Borda do Campo e Planta São Marcos. São mudanças e reforços que vão melhorar significativamente a segurança em toda a Região Metropolitana?, disse o secretário. Segundo ele, o incremento no número de investigadores e escrivães dependerá dos delegados que estão assumindo agora. ?Mas, com certeza, depois que contratarmos os 542 novos policiais, a região metropolitana será beneficiada?, disse.
Contratações
O concurso para as polícias Civil e Científica já foi aprovado pelo governador Roberto Requião e a Procuradoria Geral do Estado já decidiu que haverá vagas separadas para afro-descendentes. Todo o processo de seleção será terceirizado pela Universidade Federal do Paraná, que deve começar a receber inscrições em maio. Serão abertas 44 vagas para delegados, 128 para papiloscopistas, 80 para escrivães, 300 para investigadores, oito para perito criminal, 14 para médico legista, cinco para químico legal, cinco para toxicologista e oito para auxiliar de anatomia e necropsia.
Infra-estrutura
Todas as delegacias da Região Metropolitana já receberam melhorias na infra-estrutura. Alto Maracanã receberá nos próximos dias a nova sede da delegacia, em um prédio locado, totalmente reformado para melhorar o atendimento à população e as condições de trabalho dos policiais. A última reforma concluída aconteceu em São José dos Pinhais, onde foi retirada grande parte da carceragem e transformada em cartórios, além de um guichê de atendimento 24 horas. Segundo a direção da Polícia Civil do Paraná, todas as cidades receberam viaturas, armas e equipamentos diversos, resultado do investimento do governo desde 2003.
Prevenção
Depois de reforçar as delegacias, a Secretaria iniciará a remodelação e o reforço de viaturas do Projeto Povo em toda a cidade de Curitiba e região metropolitana. Já foram comprados 142 carros e 278 motocicletas que servirão de apoio para reposição e também complementarão mais alguns locais no policiamento. ?Cada bairro terá uma viatura a mais, para ser utilizada quando a viatura operante quebrar. Faremos uma nova distribuição do Projeto Povo, colocando mais viaturas nos locais mais populosos. Esta medida também será essencial no combate à criminalidade?, explicou Delazari.
Também há um projeto para a criação do 21.º Batalhão da Polícia Militar, que dividiria a RMC em Leste e Oeste. O projeto está sendo estudado pela Secretaria da Segurança. O 21.º BPM dividiria o policiamento com o já existente 17.º BPM.