A Secretaria Nacional de Direitos Humanos considera positiva a detenção da manicure Márcia da Silva, de 22 anos, suspeita de beneficar-se da exploração sexual de menores na fronteira da Venezuela com Brasil. "Ficamos felizes porque desde 2003 desenvolvemos um programa chamado Programas de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Esse programa se deu em Pacaraima porque uma pesquisa apontou claramente o município como uma rota de tráfico. Nesse ano, implantamos um programa lá cujo o principal objetivo era fortalecer a rede de enfrentamento", explicou a assessora técnica do programa, Socorro Tabosa.
Desde 2003, o órgão em parceria com várias instituições, entre elas, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Ministério do Desenvolvimento Social desenvolvem ações de combate a exploração de menores na região.
Socorro conta que, no mesmo ano, a secretaria capacitou cerca de 300 pessoas no município entre professores, policiais rodoviários, militares, civis e federais, agentes comunitários de saúde, médicos, enfermeiros e conselheiros tutelares. "Em 2004 nós equipamos o conselho tutelar com tudo que se possa ter para desenvolver um excelente trabalho", contou Tabosa.
A assessora técnica disse ainda que o governo de Roraima junto com a prefeitura local montou uma barreira antes da entrada de Pacaraima onde todos os veículos são revistados. O controle é feito pelas polícias rodoviária e federal e por um conselheiro tutelar que fica de plantão na barreira.