Seis projetos de pesquisa, sendo quatro na área da Agroecologia e dois na área do Desenvolvimento de Sementes Genéticas e Básicas, vão beneficiar a região centro-sul do Estado, formada por 29 municípios. Os recursos, cerca de R$ 2 milhões, são do Fundo Paraná para a ciência e a tecnologia e de contrapartidas de entidades de pesquisa.
Os convênios foram assinados na última quarta-feira, em Londrina, pelos secretários Aldair Rizzi, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Orlando Pessutti, da Agricultura e Abastecimento, e por dirigentes do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento do Agronegócio (Fapeagro) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Onaur Ruano, Alberto Sérgio do Rego Barros e João Carlos Costa Gomes, respectivamente.
Agronegócio e biodiesel
Através do projeto "Produção de sementes genéticas e básicas" serão usadas, já na safra 2005/2006, sementes nas culturas do arroz, feijão, milho, algodão, triticale, algodão duro, aveia, centeio e adubos verdes. Nas culturas primavera-verão, a previsão é alcançar 3 milhões 750 mil quilos e nas de outono-inverno 310 mil quilos de sementes.
O projeto "Pesquisa e desenvolvimento de um sistema sustentado de produção de oleaginosas para implantação do programa paranaense de bioenergia" prevê a produção de óleo vegetal de baixo custo, como substituto do óleo diesel usado em tratores e máquinas, beneficiando, principalmente, agricultores familiares.
Agroecologia
Nesta área, os projetos aprovados estão relacionados à produção de alimentos para animais, à avaliação das tecnologias de base orgânica, ao desenvolvimento e disseminação de sistemas ecológicos de manejo e produção combinados com aumento da produção agrícola e à redução de doenças e pragas na cultura da batata